buscar

Como trabalhar a linguagem não verbal para aumentar as vendas?

Atualizado em: 17/06/2019

 

 

Tudo é comunicação e isso vai muito além do que se ouve, escreve e lê. A comunicação está nas placas de sinalização, nas cores, nos aromas. E esse conjunto de possibilidades pode ser utilizado para melhorar a experiência do cliente e aumentar as vendas. Escolhemos algumas sugestões, que podem ser utilizadas de várias formas, para ajudar você a vender mais.

 

Vendedores:

  • A instrução mais básica é que os vendedores precisam estar claramente identificados e uma das formas mais fáceis de fazer isso é por meio do uniforme. Para o consumidor é importante distinguir facilmente quem poderá ajudá-lo.

 

  • Esteja atento à linguagem corporal dos vendedores. É preciso evitar braços cruzados, uso do celular e desinteresse. A equipe deve mostrar-se aberta, disposta e positiva ao falar com os clientes. Ter uma postura correta, sorriso amistoso e informações precisas sobre os produtos pode ajudar a fechar mais vendas.

 

  • Durante a negociação o vendedor deve olhar sempre nos olhos do consumidor, de maneira amistosa e tom brando. Isso transmite confiança, mas é preciso ser transparente: qualquer informação duvidosa causa uma reação que fica estampada no rosto. Opte pelo honesto “vou verificar”. Também é preciso fazer algumas quebras de ritmo para não parecer intimidatório ou desesperado pela venda. Mostre o produto, a vitrine, procure um momento de descontração.

 

  • Organize um treinamento de linguagem não-verbal para vendas e treine diante de um espelho. Um exercício interessante é que a venda seja feita com o vendedor se olhando no espelho, enquanto o “cliente” apenas narra a sua parte. Em seguida, dê os feedbacks sobre postura, olhar, gestos e repita o exercício em seguida, com as correções incorporadas. Isso melhorará muito a comunicação física.

 

Loja:

  • Um ambiente bagunçado e escuro pode afastar as vendas (não confunda ambiente escuro com projeto de iluminação baixa: esse tipo de projeto “desenha” com luz, utilizando focos específicos). Organize sua equipe para manter a loja sempre bem arrumada e receptiva. Observe se há luzes fracas ou queimadas e troque-as.

 

  • Esteja atento à limpeza do chão, dos vidros (vitrines e balcão) e do mobiliário. Caso utilize manequins, analise suas posições, se a roupa está comunicando a mensagem desejada e se há algum reparo a ser feito.

 

  • Outro ponto que pode ser trabalhado com sucesso para ajudar a incrementar as vendas é a música ambiente. Recentemente, fizemos um artigo falando sobre identidade sonora que detalha o assunto.

 

Todos esses fatores podem ajudar a estimular ou desestimular vendas sem que o vendedor precise dizer uma palavra. Boas vendas são geradas a partir da análise minuciosa de detalhes, pois nosso cérebro está captando sinais e se comunicando o tempo todo. Melhore a linguagem não-verbal de sua equipe e aumente seus resultados.